segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Por que o bem é retratado de forma tão chata e o mal de forma tão legal?


O primeiro questionamento deste blog não poderia ser outro. Esse não é um questionamento original meu, tantas outras pessoas que já me acompanharam nessa trajetória de vida já compartilharam comigo essa mesma forma de pensar. Parece óbvio, olhamos no cinema, por muitas vezes os vilões é que são realmente interessantes. Revistas dedicam páginas ou até edições especiais a serial killers, mas raríssimas vezes aos heróis que se dedicaram a caçá-los. No ditos reallity shows, todos querem ver dar barraco, briga, etc. Até mesmo em jogos como The Sims há como se colocar traços de personalidade malignidade, onde a pessoa fica de bom humor quando os outros se dão mal.
Os personagens mais aclamados do cinema são aqueles que demonstram claramente esse lado, ainda que lutem contra ele. De vampiros com seu desejo de sangue ao mesmo tempo que tentam manter sua humanidade, a lobisomens que despedaçam pessoas mas tentam demonstrar amor, já demonstrava o médico e o monstro, décadas atrás, a luta entre o bem e mal dentro de nós. Da transformação feminina em grease aos ídolos do rock. .... por que gera-se essa fascinação pelo mal, ainda que seja aquele mal com lampejos de bondade? Seria tão e simplesmente o desejo de se sentir especial? Uma vez que se a pessoa é má com todos mas boa consoco isso demonstra um valor muito maior com aquele que é bom com todos não? Ou haveria algo de podre no reino da Dinamarca?
Não há aqui respostas, apenas questionamentos, na verdade, como bem me conheço, esse será um dos principais questionamentos levantados nos posts que aqui farei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário